IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Demanda por voos domésticos sobe 11% em fevereiro; Gol se aproxima da TAM

20/03/2014 10h35

SÃO PAULO, 20 Mar (Reuters) - A demanda por voos domésticos no Brasil registrou aumento em fevereiro deste ano, enquanto a oferta se manteve praticamente estável, impulsionando a taxa de ocupação média das quatro maiores empresas aéreas do país, de acordo com a associação que representa o setor, Abear, nesta quinta-feira.

A associação informou ainda que a participação de mercado da Gol se aproximou da TAM, embora a empresa do grupo Latam Airlines permaneça como líder no mercado.

Em fevereiro, a demanda por voos domésticos cresceu 11,2 por cento sobre igual mês de 2013, enquanto a oferta apresentou leve recuo de 0,5 por cento em igual base de comparação. Com isso, a taxa de ocupação subiu 8,5 pontos percentuais, para 80,6 por cento.

Para Maurício Emboaba, consultor técnico da Abear, o crescimento na demanda surpreendeu. "É uma surpresa positiva porque a economia brasileira não está tão pungente quanto em tempos anteriores. E um crescimento da demanda com estabilidade da oferta, cresce receita sem crescer custos", disse ele, em coletiva de imprensa.

Ainda assim, o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, afirmou que não é possível dizer se o crescimento de dois dígitos continuará neste ano.

Segundo ele, o setor pode estar vendo uma antecipação na demanda de passageiros corporativos antes da Copa do Mundo, com o adiantamento ou postergação de eventos como congressos e reuniões que ocorreriam no período do torneio.

Em participação de mercado das empresas, a Gol diminuiu a diferença sobre a TAM, ficando com uma fatia de 36,83 por cento, ante participação de 37,86 por cento da empresa do grupo Latam Airlines.

Em fevereiro do ano passado, a Gol tinha fatia de 34,27 por cento, enquanto a TAM tinha 41,89 por cento.

Na comparação anual, a Azul teve leve aumento de participação, passando de 16,89 para 16,91 por cento, enquanto a Avianca passou de 6,94 por cento para 8,39 por cento.

No mercado internacional, a demanda aérea teve leve queda de 0,5 por cento, enquanto a oferta caiu 9,6 por cento.

(Por Roberta Vilas Boas)