IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ajustes na Biosev refletem aprofundamento da crise na indústria de cana

21/03/2014 16h17

SÃO PAULO/LONDRES, 21 Mar (Reuters) - O plano da Biosev, segunda maior produtora de açúcar e etanol do Brasil, para cortar custos e deixar inativa uma unidade, devido ao prolongado declínio do setor, é o mais recente sinal de crise da indústria em meio aos preços fracos e excesso de oferta global.

A Biosev, controlada pela trading francesa Louis Dreyfus , informou na quinta-feira que planeja suspender as operações em sua usina Jardest, uma das suas 12 unidades, e transferir cana da unidade para ser processada nas fábricas próximas.

Uma sequência de secas e geadas nos últimos anos reduziram o rendimento e deixaram a Biosev com cana insuficiente para abastecer suas usinas. Com os preços do açúcar e do álcool fracos, a Biosev está optando por fechar fábrica em vez de ampliar a área.

A iniciativa marca o mais recente movimento de reversão de quase uma década de rápida expansão por grandes grupos de moagem que esperavam que o etanol gerasse grandes retornos. Mas os esforços do governo para limitar os preços dos combustíveis fósseis --com foco no controle da inflação-- têm reduzido a rentabilidade da indústria.

"Há muita capacidade, e o Brasil é o país que mais expandiu, principalmente, devido às previsões de demanda por etanol que não deram certo", disse Michael McDougall, vice-presidente sênior da corretora Newedge EUA.

A Biosev também planeja reduzir a escala de investimento para alinhar-se ao que considera "um ciclo prolongado de queda ... e preços deprimidos" no setor.

Embora a Jardest represente uma pequena parte da empresa --cuja capacidade anual de moagem é de 38 milhões de toneladas--, os planos de Biosev ressaltam os problemas enfrentados por produtores de açúcar e etanol do Brasil em meio aos preços baixos, perto das mínimas de três anos e meio, atingidas recentemente.

Em cerca de 17 centavos de dólar por libra-peso, os preços do açúcar bruto estão perto ou abaixo do ponto de equilíbrio, e o rali recente foi interrompido por renovadas preocupações com a demanda.

Quando os custos de financiamento da dívida são considerados, quase todas as usinas brasileiras estão perdendo dinheiro, de acordo com analistas.

O primeiro vencimento da ICE Futures nos EUA operava em baixa nesta sexta-feira após dados da China mostrarem que as compras do segundo maior consumidor de açúcar do mundo caíram quase pela metade no mês passado, devido aos preços internacionais mais elevados e a seus estoques elevados.

O analista da Newedge prevê que o fechamento de fábricas até agora este ano deva tirar cerca de 12,3 milhões de toneladas de capacidade de moagem de cana. Isso é 2 por cento da moagem da última temporada, de acordo com cálculos da Reuters.

A ação da Biosev operava em baixa de 1,7 por cento, por volta das 16h.

CORTE DE CUSTO

Biosev também planeja cortar seu quadro de executivos em 20 por cento para reduzir custos fixos e restringir investimentos discricionários de curto prazo, além de remanejar a força de trabalho.

A diretoria da empresa aprovou uma revisão de seu plano de negócios que "resultará em um impacto negativo essencialmente não caixa de aproximadamente 740 milhões de reais, líquido de impostos".

O impacto desta mudança de planos vai aparecer nos resultados para do trimestre encerrado em 31 de março. O valor de seus ativos de cana também devem sofrer uma revisão para uma baixa de 120 milhões a 180 milhões de reais.

As concorrentes da Biosev também estão tomando medidas para conter a exposição ao setor em dificuldades. A Bunge disse no final de 2013 que estava considerando algumas alternativas, incluindo a venda de sua divisão de cana no Brasil de 2 bilhões de dólares.

(1 dólar = 2,33 reais)

(Reportagem Reese Ewing em São Paulo e Chris Prentice em Nova York)