IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Empregos formais criados em março serão menores, diz ministro

Luciana Otoni

16/04/2014 15h59

BRASÍLIA, 16 Abr (Reuters) - A geração líquida de emprego formal em março ficou inferior a fevereiro e menor também em relação a março do ano passado, disse à Reuters o ministro do Trabalho, Manoel Dias.

"Houve queda em relação a fevereiro, que foi número alto, e também em relação a março do ano passado", informou o ministro nesta quarta-feira ao deixar a reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social realizado no Palácio do Planalto.

Perguntado sobre a quantidade de vagas criadas em março, o ministro disse que o número ainda está sendo fechado. O Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) de março será apresentado pelo Ministério do Trabalho nos próximos dias.

Pesquisa feita pela Reuters indica geração líquida de emprego de 68 mil no terceiro mês deste ano.

A desaceleração da oferta de postos de trabalho em março ocorre após fortes contratações em fevereiro, quando a geração líquida de empregos com carteira assinada foi de 260,8 mil. Em março do ano passado, as contratações somaram 112,45 mil, sem ajustes.

A comemoração do Carnaval no início de março é um dos fatores que devem ter influenciado o dado mais fraco no mês passado.

O emprego e a renda continuam sendo dois dos pilares do governo da presidente Dilma Rousseff em meio às persistentes notícias ruins de crescimento fraco e inflação em alta.