IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Rússia reduz em US$10 bi antiga dívida soviética da Coreia do Norte

19/04/2014 10h47

MOSCOU, 19 Abr (Reuters) - O parlamento da Rússia concordou reduzir em quase 10 bilhões de dólares as dívidas da era soviética da Coreia do Norte, em um acordo esperado para facilitar a construção de um gasoduto que passa pelo país e tem como destino a Coreia do Sul.

A Rússia já reduziu as dívidas de diversos antigos aliados da era soviética, incluindo Cuba. A economia norte-coreana representa apenas 2 por cento do tamanho da vizinha Coreia do Sul.

A Câmara baixa russa na sexta-feira ratificou um acordo de 2012 para amortizar a maior parte da dívida norte-coreana. A dívida total era de 10,960 bilhões de dólares em setembro de 2012 e ficou reduzida a 1,09 bilhões de dólares.

Os valores serão pagos durante os próximos 20 anos, em parcelas iguais a cada seis meses. A dívida devida pela Coreia do Norte será administrada pelo banco de desenvolvimento estatal da Rússia, Vnesheconombank.

O vice-ministro das Finanças da Rússia, Sergei Storchak, disse à imprensa russa que o dinheiro pode ser usado para financiar projetos de investimento na Coreia do Norte, incluindo um projeto de gasoduto e uma estrada de ferro para a Coreia do Sul.

(Por Vladimir Soldatkin)