IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Caterpillar tem lucro mais alto no 1º tri e eleva previsão

24/04/2014 10h26

(Reuters) - A Caterpillar divulgou nesta quinta-feira lucro trimestral acima das estimativas de analistas e elevou sua perspectiva de desempenho para o ano apoiada em uma recuperação mais forte que a esperada nas vendas para o setor de construção.

A Caterpillar disse que espera que suas vendas para indústria global de construção cresçam 10 por cento ante 2013. A expectativa anterior da empresa era de crescimento de 5 por cento.

A companhia alertou, porém, que 2014 será "mais um ano muito difícil" para a mineração, outro mercado importante para a companhia, e que sua projeção reflete uma queda prevista de quase 80 por cento nas vendas de grandes caminhões de mineração ante o pico alcançado pela companhia em 2012.

O balanço melhor que o esperado tinha traços de cautela. O presidente-executivo, Doug Oberhelman, disse que a companhia está observando várias regiões de perto. Tendo visitado a China recentemente, ele disse que o setor de construção no país está enfrentando desafios.

A Caterpillar também está preocupada sobre a situação na Ucrânia e Rússia, acrescentou.

"Esperamos uma solução pacífica, mas a confiança de negócios no mundo pode diminuir, e o comércio e o PIB mundial podem se desacelerar caso a situação se deteriore", disse Oberhelman. "A economia global permanece frágil, e assim, um ou dois reveses podem criar risco substancial à recuperação econômica mundial."

A companhia teve um lucro líquido de 922 milhões de dólares no primeiro trimestre, ou 1,61 dólar por ação, ante 880 milhões de dólares, ou 1,32 dólar por papel, um ano antes. Com a inclusão de custos de reestruturação, a Caterpillar teve lucro de 1,44 dólar por ação.

A receita na companhia, que também fabrica locomotivas e motores à diesel e turbinas, ficou pouco alterada em 13,24 bilhões de dólares.

Analistas esperavam, em média, um lucro de 1,24 dólar por ação sobre vendas de 13,15 bilhões de dólares, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.

A Caterpillar elevou sua projeção de lucro para o ano inteiro de 5,85 para 6,10 dólares por ação, citando uma demanda crescente de construtoras. Oberhelman alertou, no entanto, sobre "uma série de incertezas macroeconômicas e geopolíticas que podem desacelerar o crescimento do PIB mundial" e derrubar a nova projeção da Caterpillar.