IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Itaú unifica negócio de crédito consignado com BMG e busca liderança

29/04/2014 11h19

SÃO PAULO, 29 Abr (Reuters) - O Itaú Unibanco (ITUB4) anunciou nesta terça-feira (29) um acordo de unificação de negócios de crédito consignado com o banco BMG e seus controladores, num negócio que prevê aumento de capital na joint venture criada pelas instituições para distribuir e comercializar essa modalidade de empréstimo.

Em comunicado, o Itaú informou que o aumento de capital será inteiramente subscrito pelo BMG. Após o fim dessa etapa, o Itaú Unibanco deterá 60 por cento do Banco Itaú BMG Consignado S.A, com o BMG ficando com os outros 40% da joint venture.

"Por meio desta operação, o Itaú Unibanco atingirá a liderança entre os bancos privados neste segmento considerando, além das suas operações próprias de crédito consignado, a carteira da joint venture, a qual deverá totalizar, até o final deste ano, um volume acima de R$ 20 bilhões", disse o banco.

O maior banco privado da América Latina disse que a operação representa mais um passo na consolidação de sua estratégia que prioriza ativos de menor risco e rentabilidade atraente.

Em resultado de primeiro trimestre divulgado nesta terça-feira, o Itaú informou que enquanto sua carteira total de crédito avançou 11,4% na comparação anual, o segmento de empréstimo consignado saltou 51,6%, no melhor desempenho entre suas linhas de crédito voltadas a pessoas físicas.

A possibilidade de unificação das operações já era prevista em acordo de investimento assinado entre Itaú e BMG em dezembro de 2012. Naquele ano, o Itaú anunciou parceria com o BMG para a criação do Banco Itaú BMG, com as partes detendo, respectivamente, 70% e 30% do novo negócio.

No âmbito da associação, a joint venture passou a compartilhar canais de distribuição com o BMG, financiando 70% dos créditos consignados originados por esses canais, enquanto os 30% restantes continuavam sendo contratados diretamente pelo BMG.

Agora, disse o Itaú, a joint venture será o veículo exclusivo do BMG e de seus controladores para a oferta de crédito consignado no Brasil, "observadas algumas exceções pelo prazo máximo de seis meses a contar da data do aumento de capital".

O banco acrescentou que a unificação das operações de crédito consignado com o BMG não deverá ter efeitos contábeis relevantes nos seus resultados, sendo que continuará a consolidar a joint venture em suas demonstrações financeiras.

O acordo ainda está sujeito ao cumprimento de determinadas condições, incluindo aprovação das autoridades regulatórias.

Às 10h47, as ações do Itaú Unibanco exibiam alta de 1,3%, enquanto o Ibovespa tinha valorização de 1,8%.