IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Airbus renova jato A330 em longa disputa com Boeing

14/07/2014 08h50

FARNBOROUGH Inglaterra (Reuters) - A Airbus anunciou nesta segunda-feira uma renovação do jato de passageiros de corredor duplo A330, acirrando uma disputa com a Boeing por até 250 bilhões de dólares em pedidos no núcleo do mercado, uma vez que o início da Feira de Aviação Internacional de Farnborough alimentava um debate sobre novas tecnologias.

A decisão da fabricante europeia de jatos, de acrescentar motores novos e com mais eficiência de combustível da Rolls-Royce ao seu jato mais vendido de longo percurso, surge à medida que a companhia tenta preservar sua participação no mercado contra o completamente novo 787 Dreamliner da Boeing, e em meio a vendas decepcionantes de seu próprio novo modelo, o A350-800.

O desafio diante da nova tecnologia de aviação foi ressaltado na véspera da feira de Farnborough, o maior evento da indústria aeroespacial mundial do ano, quando o Joint Strike Fighter da Lockheed-Martin foi removido do dia de abertura.

A ausência do F-35 deixou a Airbus livre para capturar os holofotes na abertura da feira que acontece entre os dias 14 e 20 de julho. O presidente-executivo da fabricante europeia, Fabrice Brégier, fez uma previsão de até 100 pedidos para o A330neo durante o evento.

(Por Tim Hepher e Andrea Shalal)