IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Moody's coloca ratings da Oi sob revisão para possível rebaixamento

18/07/2014 08h15

SÃO PAULO (Reuters) - A agência de classificação de risco Moody's colocou os ratings da Oi, incluindo a nota global "Baa3", em revisão para possível rebaixamento, devido à possível perda pelo investimento feito pela parceira Portugal Telecom na dívida da Rioforte, empresa do grupo Espírito Santo.

Segundo comunicado divulgado na noite da véspera, a perda de até 900 milhões de euros irá reduzir a liquidez e pode atrasar a redução da alavancagem da Oi.

Nesta semana, a Rioforte - uma holding da família Espírito Santo - não reembolsou os 897 milhões de euros de nota promissória comprada pela Portugal Telecom, levando à revisão do acordo de fusão da companhia com a Oi.

A operadora portuguesa teve de concordar com a redução da sua participação na CorpCo para 25,6 por cento dos 38 por cento originais, após a tensão gerada com a sua parceira brasileira, que afirmou não ter sido informada deste investimento de 40 por cento da sua posição de caixa na Rioforte.

Para a Moody's, a revisão dos ratings irá focar nas perspectivas da Oi de levantar recursos adicionais por meio da venda de ativos ou emissão de capital para poder reduzir sua alavancagem em um prazo razoável.

(Por Roberta Vilas Boas; Edição de Marcela Ayres)