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Lucro líquido da Via Varejo salta 98% para R$ 187 mi no 2º tri

22/07/2014 22h58

SÃO PAULO (Reuters) - A Via Varejo, divisão de móveis e eletrodomésticos do Grupo Pão de Açúcar, praticamente dobrou o lucro do segundo trimestre, ajudada por itens extraordinários não especificados.

Entre abril e junho, o lucro líquido da dona das Casas Bahia e Ponto Frio somou R$ 187 milhões, alta de 97,9% na comparação com o mesmo período do ano passado. A geração de caixa medida pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) cresceu 50,8% em igual base de comparação, a R$ 493 milhões.

O resultado trimestral foi impulsionado por impacto menor de "outras despesas e receitas operacionais", que ficaram negativas em R$ 8 milhões. No mesmo trimestre do ano anterior, a cifra havia sido negativa em R$ 87 milhões.

Em comentário de desempenho, a empresa não especificou as mudanças na linha, se limitando a dizer que o avanço do lucro líquido excluindo itens excepcionais de "outras despesas e receitas operacionais" seria de 26,5%, para R$ 192 milhões.

A Via Varejo já havia anunciado alta de 8% na receita líquida trimestral, a R$ 5,5 bilhões, em desempenho de vendas do GPA divulgado mais cedo neste mês. As vendas brutas em mesmas lojas, por sua vez, avançaram 5,7% no período, em ritmo mais fraco que o avanço de 9,5% registrado pelas lojas físicas da companhia no mesmo trimestre de 2013.

"O desempenho de vendas do segundo trimestre foi resultado principalmente das atividades promocionais do Dia das Mães e da Copa do Mundo. As categorias de destaque foram smartphones e televisores", disse a Via Varejo.

Com o Brasil no 4º lugar da competição, a companhia se viu livre de potenciais custos associados à promoção da Casas Bahia que dava, em caso de vitória de seleção brasileira, a possibilidade de os clientes levarem uma TV de 51 polegadas pelo preço simbólico de R$ 1 caso tivessem comprado antes uma TV de 60 polegadas.

No trimestre, as despesas gerais e administrativas caíram 5,7% sobre um ano antes, enquanto a relação entre despesas com vendas e a receita líquida recuou 0,4 ponto percentual, ajudando a companhia a registrar ganho de margem operacional.

A margem Ebitda do período subiu 2,5 pontos percentuais, a 8,9%. Pelo critério ajustado, o avanço foi de 1 ponto percentual, a 9,1%, ante 8,1% no mesmo trimestre de 2013.

(Por Marcela Ayres)