IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Estimativa de lucro anual da easyJet desaponta mercado e ações caem

24/07/2014 08h53

LONDRES (Reuters) - A companhia aérea de baixo custo easyJet previu crescimento anual do lucro de 14 a 19 por cento nesta quinta-feira, moderando estimativas do mercado de que o avanço ficaria no topo dessa faixa, o que fazia as ações da empresa recuarem.

Dando sua primeira estimativa para o lucro do ano inteiro em seu comunicado do terceiro trimestre fiscal, a easyJet disse que o lucro antes de impostos para os 12 meses encerrados em setembro deve ficar em uma faixa de 545 milhões a 570 milhões de libras (928,5 a 971,1 milhões de dólares). A estimativa inclui o impacto de eventos políticos em Israel, Egito e Rússia.

Analistas esperavam lucro antes de impostos de 569 milhões de libras para o ano fiscal atual, segundo dados da Thomson Reuters.

As ações da easyJet recuavam 5,2 por cento às 8h44 (horário de Brasília), reduzindo queda que chegou a 8 por cento mais cedo.

"Achamos que esse comunicado com as perspectivas se soma ao desconforto do investidor com o fato de que o consenso das estimativas têm, em geral, avançado na frente dos resultados", disse o analista Robin Byde, da Cantor Fitzgerald, que tem recomendação de "manutenção" para a ação da easyJet.

A maioria das corretoras, contudo, tem visão mais positiva sobre a companhia, com 15 de 25 casas recomendando "compra" ou "forte compra" da ação.

O modelo de baixas tarifas ajudou a companhia aérea e a rival Ryanair em um ambiente cada vez mais competitivo no mercado de curtas distâncias da Europa, enquanto empresas tradicionais têm passado por dificuldades.

(Por Sarah Young)