IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bolsas europeias caem por dados dos EUA e preocupações geopolíticas

28/07/2014 14h14

LONDRES/PARIS (Reuters) - As Bolsas europeias fecharam em queda nesta segunda-feira (28), com números nada espetaculares sobre a economia dos Estados Unidos e novas sanções europeias contra Moscou compensando notícias positivas sobre empresas como a Ryanair e Reckitt Benckiser .

O índice FTSEurofirst 300, que reúne os principais papéis do continente, recuou 0,18%, a 1.369 pontos.

Leitura nada espetacular sobre os novos pedidos e o crescimento do emprego do setor de serviços dos EUA e a queda inesperada nas vendas pendentes de moradias em junho pesaram sobre as Bolsas.

O ânimo foi contido, de maneira geral, no início de uma semana de agenda carregada de indicadores econômicos e balanços corporativos nos EUA, e com investidores digerindo a recente série de anúncios mistos sobre empresas europeias.

Investidores também evitaram fazer grandes apostas, de olho no risco geopolítico. Os mercados russos desabaram pela terceira sessão seguida após a União Europeia chegar a acordo preliminar sobre as primeiras sanções econômicas à Rússia desde a queda de um avião malaio no leste da Ucrânia.

Enquanto isso, na faixa de Gaza, uma imensa explosão em um jardim público matou oito crianças e dois adultos e feriu outros 40, disseram médicos palestinos nesta segunda-feira. Locais atribuíram a explosão a um ataque aéreo israelense, mas Israel negou a responsabilidade, dizendo que foi um erro lançado erroneamente pelo Hamas.

"Tensões na Ucrânia e no Oriente Médio, surpresas ruins recentes na temporada de balanços... Falta visibilidade neste momento, o que está levando investidores a ficar às margens do mercado", disse o gestor de fundos do Talence Gestion Alexandre Le Drogoff.

A companhia aérea Ryanair e o grupo de bens de consumo Reckitt Benckiser figuraram entre as maiores altas --ambas as ações subiram 2,7% -- após o bom desempenho da companhia aérea levar a empresa a aumentar sua projeção de lucro e após a Reckitt dizer que planeja vender seu tratamento de vício em heroína, avaliado por alguns em US$ 4,9 bilhões.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,05%, a 6.788 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,48%, a 9.598 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,33%, a 4.344 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,59%, a 20.939 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,08%, a 10.879 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,29%, a 6.468 pontos.

(Por Lionel Laurent e Blaise Robinson)