IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Receitas de aluguel e estacionamento impulsionam lucro da Multiplan no 2o tri

28/07/2014 19h38

SÃO PAULO/RIO DE JANEIRO (Reuters) - O lucro líquido da empresa de shopping centers Multiplan cresceu quase 33 por cento no segundo trimestre na comparação anual, com impulso das receitas de aluguel e estacionamento e recuo de despesas no período, sem impacto negativo da Copa do Mundo.

A companhia informou nesta segunda-feira que o lucro foi de 93,4 milhões de reais no segundo trimestre, alta de 32,7 por cento sobre o lucro um ano antes.

Entre abril e junho, a receita líquida da Multiplan subiu 14,8 por cento ano a ano, para 272,5 milhões de reais.

As vendas totais nos shoppings da companhia subiram 15,2 por cento, a 3 bilhões de reais, enquanto as vendas nas mesmas lojas (abertas há mais de 12 meses) aumentaram 9,4 por cento, ante 5,8 por cento um ano antes. O aluguel nas mesmas lojas cresceu 10,1 por cento no período, ante 8 por cento no segundo trimestre de 2013.

A receita de locação aumentou 21,6 por cento e atingiu 186,2 milhões de reais, impulsionada pela consolidação do portfólio e entrega de novas áreas, disse a empresa.

Em junho, a Multiplan entregou a sétima expansão do BarraShopping, no Rio de Janeiro, adicionando 51 novas lojas. A empresa também anunciou a pré-locação do ParkShoppingCanoas, em Canoas (RS).

Já a receita de estacionamento cresceu 25 por cento, para 38,6 milhões de reais entre abril e junho.

As despesas com shoppings centers caíram 27,8 por cento no segundo trimestre sobre um ano antes, a 24,8 milhões de reais.

O Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de impostos, juros, amortização e depreciação) foi de 187,1 muilhões de reais de abril a junho, crescimento de 25,6 por cento na comparação com igual período em 2013, informou a empresa.

SEM IMPACTO NEGATIVO DA COPA

A Multiplan apresentou crescimento de vendas de 18,3 por cento nos primeiros onze dias do mês de junho de 2014, e de 1,4 por cento no período da Copa do Mundo, entre 12 de junho e 13 de julho, quando foram registradas vendas de 1,35 bilhão de reais, disse a empresa.

Do total de 64 partidas realizadas na Copa do Mundo no Brasil, 35 (ou 55 por cento) aconteceram em cidades onde a Multiplan tem shopping centers.

"O fluxo de turistas nos shoppings da companhia foi mais forte do que esperado, principalmente no Rio de Janeiro, que registrou crescimento de vendas de 23,7 por cento no início de junho e de 10,3 por cento durante a Copa do Mundo", disse a companhia em seu relatório trimestral.

O aumento no fluxo de consumidores compensou os feriados parciais nas cidades que sediaram as partidas, e que afetaram apenas marginalmente as vendas, acrescentou.

Segundo a companhia, os jogos do Brasil e a final da Copa do Mundo anteciparam vendas. Nos dias dessas partidas, a queda no movimento foi compensada por vendas mais fortes nos dias entre os jogos.

(Por Juliana Schincariol)