IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Venda de material de construção cai e setor faz novo corte em previsão anual

28/07/2014 09h52

SÃO PAULO (Reuters) - As vendas de materiais de construção caíram 4,6 por cento no primeiro semestre ante igual período do ano passado, impactadas por um forte recuo em junho e em resultado que levou a associação que representa o setor, Abramat, a reduzir novamente suas expectativas para o ano.

Agora, a previsão é de um crescimento de 2 por cento nas vendas de materiais de construção em 2014, ante estimativa mais recente de 3 por cento. A entidade começou o ano estimando um avanço de 4,5 por cento nas vendas.

Em levantamento divulgado nesta segunda-feira, a Abramat apontou que em junho, somente, as vendas de materiais de construção caíram 13,6 por cento na comparação anual e 11 por cento sobre maio, afetando o balanço da primeira metade do ano.

No acumulado de 2014 até maio, o recuo das vendas de materiais de construção havia sido significativamente menor, de 2,8 por cento.

"O déficit está associado, em boa parte, à redução do número de dias úteis devido aos feriados da Copa do Mundo. Consequentemente houve redução das atividades no setor. Outro fator é o comportamento do consumidor, que reduziu o ritmo de reformas e compras no varejo", disse em nota o presidente da Abramat, Walter Cover.

"Tendo em vista os resultados acumulados neste primeiro semestre, a previsão de resultado para o ano de 2014 foi revisada para baixo e agora aponta para um crescimento de 2 por cento em relação ao ano passado", completou Cover.

Embora o desempenho das vendas tenha ficado no campo negativo em junho, o nível de empregos na indústria subiu 3,2 por cento ante igual mês do ano passado. Na comparação com maio, entretanto, houve recuo de 0,4 por cento.

 

(Por Marcela Ayres)