IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Telefónica comunica Cade sobre bônus conversível em ação da Telecom Italia

30/07/2014 11h17

BRASÍLIA (Reuters) - A Telefónica comunicou oficialmente o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sobre a operação em que ofertou bônus conversíveis em ações da Telecom Italia, afirmou o presidente do órgão de defesa da concorrência no país, nesta quarta-feira.

A operação, anunciada em meados deste mês, envolveu a venda de 750 milhões de euros em bônus que podem ser trocados por ações da Telecom Italia, o que reduziu a participação do grupo espanhol na operadora italiana para entre 9,4 e 8,3 por cento.

O negócio foi interpretado pelo mercado como estratégia para aplacar preocupações de reguladores brasileiros sobre a participação da Telefónica na Telecom Italia e indiretamente na TIM Brasil enquanto controla a maior operadora celular do país, a Vivo.

Porém, segundo afirmou o presidente do Cade, Vinicius de Carvalho, nesta quarta-feira a comunicação da Telefónica ao órgão antitruste, ocorrida na semana passada, não vinculou a operação com os bônus conversíveis à determinação para que o grupo espanhol venda sua participação na Telecom Italia ou encontre um sócio para a Vivo.

"Não tenho juízo de valor sobre isso", disse o presidente do Cade a jornalistas, se referindo aos bônus conversíveis. "Eles (Telefónica) não associaram a operação como estratégia de cumprimento da decisão do Cade", acrescentou.

Em junho, sócios italianos da holding controladora da Telecom Italia, exerceram opção para deixar o grupo, deixando a Telefónica como maior acionista da operadora italiana, com uma fatia de quase 15 por cento.

(Por Leonardo Goy)