IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Reino Unido passa a ter mais peso que Brasil no lucro do Santander

31/07/2014 10h00

MADRI, 31 Jul (Reuters) - O banco espanhol Santander, que vinha dependendo fortemente da América Latina, viu o negócio britânico do grupo responder por 20% do lucro no segundo trimestre, ultrapassando o Brasil como país de maior importância.

O lucro do Santander teve um salto de 38% no período graças, em parte, a uma retomada econômica em mercados como a Espanha e o Reino Unido.

O lucro líquido da Europa continental, que inclui a Espanha mas exclui o Reino Unido, subiu 75% na primeira metade de 2014 em relação ao ano passado. O avanço contrasta com uma queda de 16% na América Latina, onde um enfraquecimento de moedas também pressionou o lucro.

"Estamos no caminho para um crescimento sustentável em relação ao lucro", disse o presidente-executivo Javier Marin em uma teleconferência com analistas.

"O segundo trimestre destaca a mudança da tendência exibida desde o começo do ano em mercados maduros."

No grupo, o lucro líquido de juros --ou lucro sobre empréstimos menos custos de financiamento-- subiu 0,4% ante o ano anterior para 7,37 bilhões de euros (US$ 9,87 bilhões) no segundo trimestre, superando previsões de analistas de uma ligeira queda.

O lucro líquido alcançou 1,45 bilhão de euros, uma alta de 38% ante pouco mais de 1 bilhão de euros no período de abril a junho do ano passado.

O Santander lançou uma oferta para comprar a participação dos acionistas minoritários em sua unidade brasileira listada em Bolsa (SANB11), acrescentando nesta quinta-feira que essa operação caminha para uma conclusão no terceiro trimestre.

O Santander também está presente na Argentina, mas disse que não espera um impacto importante sobre o banco oriundo de qualquer possível calote do país.