IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BNDES firma acordo com banco japonês para pequenas e médias empresas

01/08/2014 13h28

RIO DE JANEIRO, 1 Ago (Reuters) - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco de Cooperação Internacional do Japão (JBIC) assinaram nesta sexta-feira memorando de entendimento direcionado a pequenas e médias empresas, informou a instituição brasileira.

O documento foi firmado pelo presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e pelo vice-presidente da instituição japonesa, Koichi Yajima. A assinatura do ato ocorre no contexto da visita oficial do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, ao Brasil.

O memorando visa a identificar potenciais projetos de investimentos de pequenas e médias empresas (PMEs) japonesas no Brasil, diretamente ou em parceria com empresas locais, desde que sejam de interesse dos dois países.

"Entre as áreas com potencial para as parcerias estão tecnologia e inovação, nas quais o Japão possui alto grau de desenvolvimento", disse o BNDES em comunicado.

O apoio poderá ser feito mediante a concessão de financiamentos, cofinanciamentos ou empréstimos na modalidade de repasse de recursos, e os projetos poderão ser apoiados conjuntamente por ambas as instituições.