IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa se recupera no fim e interrompe série de 5 baixas

01/08/2014 17h52

SÃO PAULO (Reuters) - A Bovespa fechou com leve alta nesta sexta-feira, após cinco sessões seguidas de baixa, mas investidores seguiram temerosos com chances de aumento dos juros nos Estados Unidos antes do esperado, após a divulgação de mais dados de emprego no país.

O Ibovespa subiu 0,13 por cento, a 55.902 pontos. O giro financeiro do pregão somou 6 bilhões de reais. Na semana, o índice caiu 3,3 por cento, após quatro semanas seguidas de alta.

O índice chegou a cair 1 por cento na mínima do dia, em linha com os principais índices norte-americanos.

"O mercado se recuperou um pouco pois já teve cinco quedas seguidas. O Ibovespa não pode perder a faixa dos 55 mil pontos, ou vai ainda mais para baixo, na faixa dos 52 mil pontos", disse o sócio da Órama Investimentos Álvaro Bandeira.

Pela manhã, o Departamento do Trabalho norte-americano divulgou criação de 209 mil vagas fora do setor agrícola em julho e uma alta inesperada na taxa de desemprego, após 298 mil vagas terem sido criadas em junho.

Sinais de capacidade ociosa no mercado de trabalho amenizaram temores de que o Federal Reserve, banco central dos EUA, elevará os juros antes do previsto. O mercado, contudo, continuou tenso com essa possibilidade, que tiraria recursos atualmente alocados em países como o Brasil.

"O mercado ainda visualiza o aumento de juros entre o começo e o meio do ano que vem", disse o operador Pedro Arantes, da corretora BGC Liquidez.

O presidente do Fed de Dallas, Richard Fisher, disse que fortes dados econômicos e, em particular, leituras mais fortes de inflação, deixaram o banco central "significativamente" mais perto da primeira elevação do juro, segundo a CNBC.

No front corporativo, BRF foi uma das maiores altas do Ibovespa, após a companhia de alimentos divulgar avanço de 28 por cento no lucro líquido na comparação anual, com melhora no desempenho operacional.

No mesmo setor, JBS teve a alta mais expressiva do dia, de 5,27 por cento.

"Como os resultados da BRF e da Minerva vieram bons, a JBS acaba influenciada antes de divulgar o balanço", disse o estrategista-chefe da SLW Corretora, Pedro Galdi.

A operadora de telecomunicações TIM Participações ganhou 3 por cento, também na esteira de números trimestrais.

Na outra ponta, a maior queda foi da empresa imobiliária PDG Realty, após anúncio de prejuízo de 135,3 milhões de reais no segundo trimestre, acima do esperado.

(Por Priscila Jordão)