IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bovespa acompanha Wall St e fecha em baixa; Itaú sobe após ter lucro recorde

05/08/2014 18h07

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - A bolsa brasileira terminou a terça-feira em queda, acompanhando a piora do mercado norte-americano por apreensão com situação na Ucrânia, enquanto notícias de fusões e aquisições e balanços corporativos foram destaque no front doméstico.

A volatilidade das ações da Petrobras também chamou a atenção, com investidores na expectativa de nova pesquisa Ibope prevista para ser divulgada na quinta-feira, enquanto a outra blue chip local, a Vale, foi afetada por divulgações desfavoráveis sobre a economia chinesa.

O Ibovespa fechou em queda de 0,73 por cento, a 56.202 pontos. O volume financeiro alcançou 6,57 bilhões de reais.

As bolsas em Nova York aceleraram a queda na parte da tarde, por preocupações acerca de uma escalada de ações militares na Ucrânia, após o chanceler da Polônia afirmar que a Rússia mobilizou forças militares na fronteira com a Ucrânia para pressionar o país vizinho ou invadi-lo.

O S&P 500 encerrou em queda de 0,97 por cento, a 1.920 pontos.

"A piora em Wall Street pela questão geopolítica pesou no pregão local, e parece ser a única explicação plausível para justificar a piora à tarde", afirmou o gestor na Canepa Asset Management Eduardo Roche.

"O temor no exterior vem sendo a discussão dos juros norte- americanos, mas hoje até os juros dos Treasuries longos cederam, então parece que a questão da Ucrânia explica mesmo o mau humor", acrescentou.

No front doméstico, a ação do Itaú Unibanco foi um dos destaques positivos e ajudou a limitar as perdas do índice, após o banco divulgar resultado considerado forte por analistas. O banco teve lucro líquido recorde de 4,899 bilhões de reais no segundo trimestre, avanço de 36,7 por cento ante mesma etapa de 2013.

O setor de telefonia também ocupou o noticiário logo cedo, com o anúncio de que a espanhola Telefónica e a sua controlada brasileira ofereceram 20,1 bilhões de reais pela GVT, unidade brasileira da francesa Vivendi.

A ação preferencial da Telefônica Brasil exibiu forte queda durante toda a sessão e fechou com recuo de 6,55 por cento, enquanto o papel ordinário, que não integra o Ibovespa, caiu 5 por cento.

As ações do setor como um todo sentiram o impacto da notícia, com a TIM Participações destacando-se entre as mais afetadas negativamente, uma vez que havia rumores de que a empresa pudesse protagonizar uma fusão com a GVT.

O possível fortalecimento de uma empresa já líder também enfraqueceu os papéis da operadora Oi.

Ainda da safra de balanços, a ação da empresa de logística ALL não reagiu bem aos números do segundo trimestre, quando a companhia apurou lucro líquido de 93,8 milhões de reais, abaixo da previsão média de analistas consultados pela Reuters.

A ação da Petrobras mereceu atenção, particularmente quando ganhou fôlego no final da manhã, chegando a liderar os ganhos do índice com alta superior a 3 por cento, embora não tenha sustentando o ritmo com a piora em Wall Street.

Em e-mail a clientes no início da tarde, o Itaú BBA citou que o papel da estatal subia em meio a rumores de que as próximas pesquisas eleitorais podem mostrar uma disputa apertada entre a presidente e candidata a reeleição Dilma Rousseff (PT) e o rival Aécio Neves (PSDB).

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pesquisa Ibope sobre a corrida presidencial contratada pela TV Globo tem divulgação a partir do dia 7, quinta-feira.

Próximo do fechamento, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, indicou em entrevista à Reuters que haverá reajuste nos preços da gasolina em 2014, mas sem sinalizar quando isso aconteceria. "Todos os anos tem correção do preço da gasolina, uns mais outros menos, todos os anos tem correção. Não teve nenhum ano que não teve aumento da gasolina, essa é a regra."

As ações da mineradora Vale sofreram desde o início do pregão, em meio a preocupações relacionadas com a economia da China, seu principal mercado. Entre os dados divulgados nesta terça-feira, a Associação de Ferro e Aço da China informou que o consumo aparente de aço bruto cresceu menos do que a produção do primeiro semestre. A ação preferencial da mineradora fechou em queda de 1,39 por cento.