IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Lucro da Kroton mais que dobra no 2o tri com aumento na base de alunos

14/08/2014 08h24

Por Priscila Jordão

SÃO PAULO (Reuters) - O lucro líquido da Kroton Educacional mais que dobrou no segundo trimestre contra igual período do ano passado, impulsionado pela maior base de alunos de ensino superior e profissionalizante.

A companhia divulgou lucro líquido ajustado de 286 milhões de reais para o período de abril a junho, alta de 153 por cento na base de comparação anual. Contra o primeiro trimestre deste ano, porém, o lucro recuou 1,4 por cento.

A previsão média de analistas consultados pela Reuters era de lucro líquido ajustado de 176,9 milhões de reais.

Um crescimento de 20,3 por cento na base de alunos de ensino superior contra o segundo trimestre do ano passado, impulsionado tanto pelo segmento de ensino presencial quanto a distância, contribuiu para a expansão de 50,6 por cento na receita líquida da empresa.

A Kroton destacou o efeito da regularização de matrículas e rematrículas relacionadas à contratação do programa de financiamento estudantil FIES e o aumento do valor médio de mensalidades, assim como a receita advinda do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Mas na comparação com o primeiro trimestre, a base de alunos do ensino superior recuou 2,4 por cento devido efeitos sazonais, uma vez que os três primeiros meses do ano são um período mais forte em captação de alunos.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado da Kroton totalizou 326 milhões de reais, também mais que duas vezes a geração de caixa ajustada de 149 milhões de reais registrada no segundo trimestre de 2013. A expectativa média era de Ebitda ajustado de 225,5 milhões de reais, segundo analistas consultados pela Reuters. A margem Ebitda ajustada passou de 30,9 para 45 por cento.

A Anhanguera Educacional, com quem a Kroton está em processo de fusão, teve lucro líquido ajustado de 49,8 milhões de reais, expansão anual de 15,4 por cento. O Ebitda ajustado da companhia ficou em 91,8 milhões de reais, avanço de 6,4 por cento.

A Kroton afirmou que a integração das operações da Anhanguera já foi iniciada e que, considerando a base da Anhanguera ao final do segundo trimestre, o total de alunos das companhias combinadas somou 1,041 milhão, sendo 967,6 mil alunos de graduação e 73,0 mil alunos de pós-graduação.

A companhia também informou que seu Conselho de Administração aprovou proposta para desdobramento de ações da empresa na razão de 1 para 4 papéis. A assembleia geral sobre a proposta deve ocorrer em 2 de setembro.