IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Empregado da Petrobras é ferido em acidente na refinaria de Manaus

18/08/2014 13h58

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Um trabalhador ficou ferido em uma explosão na Estação de Tratamento de Efluentes da Refinaria Isaac Sabbá (Reman), em Manaus, da Petrobras, disseram um representante do sindicato e a empresa nesta segunda-feira.

A Petrobras afirmou que o técnico de operação sofreu queimaduras, tendo sido prontamente conduzido ao Hospital 28 de Agosto, de Manaus, à Unidade de Tratamento de Queimados.

"A Petrobras está dando toda a assistência ao empregado e familiares. Não houve danos ambientais", afirmou a empresa em nota.

O incidente ocorreu na noite de sábado, quando o trabalhador estava inspecionando uma máquina na planta de tratamento de resíduos, que separa a água do óleo, da refinaria que processa 50 mil barris por dia, disse Aldemir Caetano, diretor do sindicato Sindipetro Amazonas.

O empregado sofreu queimaduras de primeiro e segundo graus e teve mais de 75 por cento de seu corpo queimado após gases de piscinas de resíduos inflamarem, disse Caetano.

O sindicalista disse que não houve impacto para a produção.

Caetano disse ainda que a Reman reduziu recentemente processamento para cerca de 45 mil barris por dia, de sua capacidade total de cerca de 50 mil barris, por razões não relacionadas com o acidente.

Ele disse que a refinaria planeja fechar por cerca de 40 dias a partir de algum momento de junho de 2015, para realizar a manutenção de suas unidades de destilação e de hidrocraqueamento atmosféricas.

Dirigentes sindicais dizem que as refinarias da empresa estão operando em mais de 95 por cento da capacidade em um esforço para reduzir as importações que fazem a empresa perder dinheiro.

Vários acidentes têm ocorrido nos últimos meses, segundo dirigentes sindicais.

(Por Jeb Blount)