IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Minério de ferro tem mínima de 2 meses na China, seguindo fraqueza do aço

19/08/2014 12h45

CINGAPURA (Reuters) - Os contratos futuros do minério de ferro e os preços da commodity no mercado à vista na China caíram para uma mínima de dois meses nesta terça-feira, enquanto as cotações do vergalhão de aço na bolsa de Xangai atingiram o menor nível da história, pressionadas pela queda dos valores de novas moradias na China.

Os preços de novas moradias caíram em julho na China ante junho, no terceiro mês seguido de declínio, informou o governo na véspera. O mercado imobiliário da China está em um ritmo mais lento neste ano.

"O que é bastante desanimador é que mesmo que muitas cidades chinesas já tenham relaxado suas políticas de aquisição de propriedade, não há sinal de uma recuperação ainda", disse Helen Lau, analista da UOB-Kay Hian Securities, de Hong Kong.

O vergalhão de aço mais negociado na bolsa de futuros de Xangai caiu para 3.015 iuanes, tendo atingido no pregão mínima de 3.003 iuanes, o menor nível para o contrato mais ativo desde o lançamento dos negócios, em março de 2009.

O preço do vergalhão já caiu cerca de 19 por cento neste ano, a caminho para o quinto ano consecutivo de declínio.

Uma oferta maior de aço na China, o maior consumidor e produtor global, está pesando nos preços também.

Os futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian, para entrega em janeiro, caíram 0,3 por cento, para fechar a 654 iuanes por tonelada, no menor nível intradia desde 20 de junho.

Já o minério de ferro para entrega imediata na China teve leve baixa de 0,30 dólar na terça-feira, para 93 dólares por tonelada, no menor patamar desde meados de junho.

(Por Manolo Serapio Jr)