IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ações europeias fecham em queda após Carlsberg alertar sobre lucros

20/08/2014 14h27

Por Tricia Wright

LONDRES (Reuters) - As bolsas europeias fecharam em queda nesta quarta-feira, interrompendo rali de dois dias, golpeadas pelo alerta da Carlsberg de que seu lucro deve cair neste ano devido à deterioração das condições na Rússia.

O índice FTSEurofirst 300, que reúne os principais papéis do continente, fechou em queda de 0,07 por cento, a 1.346 pontos, após acumular alta de 1,8 por cento nas últimas duas sessões.

A perspectiva de o banco central de um dos países do G7 aumentar os juros já no início do ano que vem azedou ainda mais o humor nos mercados. A ata do BC britânico mostrou que dois dos nove integrantes do conselho do votaram por elevar os juros neste mês.

O Federal Reserve, banco central dos EUA, divulgará às 15h (horário de Brasília) a ata de sua reunião de 29 e 30 de julho, o que deve trazer novas pistas sobre a perspectiva de suas taxas de juros.

A ação da Carlsberg caiu 3,6 por cento após fazer alerta sobre seu lucro. A cervejaria dinamarquesa obtém 35 por cento de seu lucro da Rússia e serve de exemplo de como companhias serão afetadas pelas sanções entre o Ocidente e a Rússia motivadas pelo conflito na Ucrânia.

A violência na Ucrânia e as sanções contra a Rússia, importante fornecedora de energia para a Europa, têm turvado as projeções de diversas multinacionais, incluindo Henkel, Adidas e Rheinmetall.

"Eu acho que (a situação entre Ucrânia e Rússia) geram preocupações profundas, por ser um problema aparentemente intratável para ambos os lados e, agora, tem consequências econômicas sérias", afirmou a estrategista-chefe de investimentos do Seven Investment Management, Ros Price.

"Há muitas oportunidades (em ações), mas há muito risco", acrescentou ela, destacando sua preferência por exportadores à Ásia e à China, onde o crescimento parece estar se recuperando.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,35 por cento, a 6.755 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,21 por cento, a 9.314 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,32 por cento, a 4.240 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,2 por cento, a 19.605 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,33 por cento, a 10.420 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,14 por cento, a 5.689 pontos.

(Reportagem de Tricia Wright)