IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Oi pretende se unir a Claro e Vivo em oferta pela TIM, diz fonte

27/08/2014 16h07

RIO DE JANEIRO, 27 Ago (Reuters) - A operadora Oi (OIBR4) espera unir-se à Claro, da mexicana América Móvil, e à Vivo (VIVT4), da espanhola Telefónica, para realizar a oferta de aquisição da TIM (TIMP3), e por isso contratou o BTG Pactual com o objetivo desenhar uma oferta que resolva questões financeiras e regulatórias, segundo uma fonte próxima ao assunto.

A ideia é que o BTG Pactual (BBTG11), também sócio da Oi, viabilize a consolidação tanto do ponto de vista financeiro --já que a Oi não teria condições de arcar com a oferta sozinha-- como regulatório. Segundo a fonte, uma oferta conjunta teria menos chance de receber objeções do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A oferta ainda não foi desenhada pelo BTG Pactual, mas a expectativa é que Claro e Vivo manifestem-se em breve sobre a participação na proposta de aquisição da TIM, disse a mesma fonte.

A Oi poderá recorrer à venda de ativos na África já apontados como vendáveis, avaliados em cerca de R$ 4 bilhões, e à venda de torres e imóveis como forma de captar recursos para a oferta, segundo a fonte.

O BTG Pactual também irá estruturar a operação de forma a permitir que a Telefónica, que hoje já recebeu orientação do Cade para reduzir sua participação na Telecom Italia, dona da TIM, possa participar da oferta.

A Oi anunciou na noite de terça-feira ter contratado o BTG Pactual para viabilizar uma proposta de compra da TIM, num esforço para não ficar à margem na consolidação em curso no setor de telecomunicações no Brasil e um mês antes de um importante leilão de licenças de telefonia móvel de quarta geração (4G).