IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Britânico Barclays venderá ativos espanhóis para Caixabank

01/09/2014 08h48

MADRI (Reuters) - O Barclays está vendendo suas operações de banco de varejo e corporativo na Espanha ao Caixabank, informaram as duas empresas no domingo, conforme o banco britânico começa a reduzir suas divisões europeias em dificuldades como parte de uma grande revisão.

O CaixaBank, terceiro maior banco da Espanha e um dos bancos que mais adquiriu ativos durante a recente crise financeira, disse que vai pagar 800 milhões de euros (1,050 bilhão de dólares) pelos negócios do Barclays. O acordo também inclui o negócio de gestão de riqueza.

A venda marca um dos primeiros grandes passos na tentativa do Barclays de deixar a maioria dos seus negócios de banco de varejo na Europa, depois que seu presidente-executivo, Antony Jenkins, embarcou em um plano de recuperação no início deste ano para tentar elevar a rentabilidade.

O Barclays vai fazer milhares de cortes de empregos nos próximos três anos como parte da reestruturação e disse que quer voltar o foco para seus negócios britânicos e africanos, além de cartões de crédito e de banco de investimento na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos.

O banco tem vendido gradualmente unidades que agora considera não serem seus negócios principais - incluindo o seu negócio de varejo bancário nos Emirados Árabes Unidos, vendido para o Abu Dhabi Islamic Bank, em um negócio que também completou no domingo - e começou a sondar potenciais compradores para as partes de seu negócio espanhol em maio deste ano.

"Continuamos no caminho certo para reequilibrar o Barclays", disse Jenkins em um comunicado sobre a venda.

(Por Sarah White)