IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Inflação na China desacelera mais que o esperado em agosto

11/09/2014 07h51

PEQUIM, 11 Set (Reuters) - A inflação ao consumidor da China desacelerou mais do que o esperado em agosto, ampliando as evidências de que a economia está perdendo força. Economistas estão divididos sobre se Pequim usará o espaço extra para anunciar novas medidas de estímulo.

O índice de preços ao consumidor avançou 2% em agosto ante o ano anterior, informou nesta quinta-feira a Agência Nacional de Estatísticas, abaixo das expectativas do mercado de 2,2%e dos 2,3% de julho.

O índice de preços ao produtor caiu 1,2%, o 30º mês consecutivo de declínio, uma vez que as condições econômicas fracas continuam a tirar poder de precificação das empresas chinesas. O mercado esperava queda de 1,1% após recuo de 0,9% em julho.

Com a inflação ao consumidor bem abaixo do teto anual oficial de 3,5%, o governo e o banco central têm escopo para dar mais estímulo à economia se necessário, mas a questão é se injetar mais dinheiro no sistema irá ajudar a economia ou retardá-la.

"Conforme a inflação da China continua a desacelerar, acreditamos que o risco de deflação está aumentando e a China precisa afrouxar mais a política monetária", disse Hao Zhou, economista do ANZ, refletindo uma opinião comum.

"Mais importante, o índice de preços ao produtor fraco indica que as taxas de juros reais que as empresas enfrentam aceleraram em meio à desaceleração econômica, o que vai apertar suas margens de lucro ao longo do tempo."

Mas outros economistas acreditam que as autoridades irão aguardar para ver se as medidas de estímulo anunciadas mais cedo neste ano ganham força. Bill Adams, do PNC, argumentou que as baixas taxas de desemprego significam que Pequim não precisará fazer muito.

(Por Xiaoyi Shao e Pete Sweeney)