IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Alibaba precifica IPO a US$68 por ação e levanta US$21,8 bi

18/09/2014 20h46

Por Liana B. Baker e Jessica Toonkel e Deepa Seetharaman

(Reuters) - A gigante varejista Alibaba precificou sua oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) em 68 dólares por ação, no topo do intervalo esperado, levantando 21,8 bilhões de dólares nesta quinta-feira.

A este preço, o IPO, um dos maiores da história, daria ao Alibaba um valor de mercado de 167,6 bilhões de dólares. Isso o coloca acima de rivais de comércio eletrônico dos Estados Unidos como Amazon e eBay e lhe dá mais poder financeiro para expandir nos EUA e em outros mercados.

"Isso a colocaria (a Alibaba) junto com Facebook e Google em tamanho, perspectiva de crescimento e rentabilidade", disse o diretor-executivo da empresa provedora de software para comércio eletrônico ChannelAdvisor, Scot Wingo.

Uma pesquisa da Ipsos para a Thomson Reuters mostrou que 88 por cento dos norte-americanos nunca ouviram falar da companhia chinesa, que é responsável por 80 por cento das vendas na Internet na segunda maior economia do mundo.

Mas isso não conteve o entusiasmo de várias grandes empresas dos EUA, como BlackRock, que subscreveu pelo menos 1 bilhão de dólares em ações, de acordo com fontes.

Entre 35 e 40 por cento dos interessados emitiram ordens de 1 bilhão de dólares ou mais em ações, segundo investidores a par da situação.

Os investidores, ansiosos por se beneficiar do rápido crescimento da China e seu setor de Internet, estão tentando obter ações desde que altos executivos do Alibaba, entre eles o cofundador e presidente-executivo Jack Ma, iniciou a rodada de apresentações do IPO na semana passada.

Se os colocadores exercerem a opção de vender mais ações, a estreia do Alibaba no mercado poderá superar a entrada na bolsa do Agricultural Bank of China, que alcançou 22,1 bilhões de dólares em 2010.

John Boland, presidente da Maple Capital em Montpelier, Vermont, disse que fez ordens por 5 mil ações do Alibaba para diversas pessoas e instituições e foi informado de que a oferta estava sobrescrita e que provavelmente não iria receber essa quantidade de papéis.

Nos 15 anos desde que Ma fundou a companhia em seu apartamento de um dormitório, a Alibaba cresceu para representar quatro quintos de todo o comércio na Internet realizado na China, a segunda maior economia do mundo.

A empresa também se expandiu para áreas como processos de pagamento pela Internet e investimentos financeiros.

((Tradução Redação Rio de Janeiro, 55 21 2223-7132))

REUTERS JS AAP JS LB