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Ação do Alibaba tem forte valorização em estreia na bolsa de Nova York

19/09/2014 15h39

NOVA YORK (Reuters) - As ações da empresa de comércio eletrônico Alibaba dispararam em seu primeiro dia de negociação nesta sexta-feira, com investidores aproveitando a chance para entrar no que deve ser a maior oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da história e para lucrar com a crescente classe média na China.

Foi uma estreia auspiciosa para a empresa que já responde por 80% das vendas online na China e foi fundada por Jack Ma em seu apartamento em 1999.

Cerca de 100 pessoas se reuniram em frente à Bolsa de Nova York, muitos deles turistas chineses com câmeras, que comemoraram quando Ma saiu do edifício.

Nos primeiros negócios, a ação do Alibaba saiu a US$ 92,70 e rapidamente subiu para US$ 99,70. Mais de 100 milhões de ações mudaram de mãos durante o pregão nos primeiros 10 minutos de negociação. Às 15h31, no horário de Brasília, as ações subiam 35,9%, para 92,44 dólares.

"É o evento mais esperado que eu já vi na minha carreira de 20 anos na bolsa de Nova York. Eu acho que o movimento de hoje é sustentável: a empresa é rentável, ao contrário de alguns de seus concorrentes, e é uma maneira para os investidores de aproveitar da história do crescimento chinês", disse o sócio da J. Streicher & Co, que opera na bolsa norte-americana, Mark Otto.

Inicialmente, o IPO do Alibaba movimentou US$ 21,8 bilhões, considerando a quantidade de ações na oferta e o preço inicial de 68 dólares por papel.

O diretor de listagem de negócios globais da bolsa de Nova York, Scott Cutler, disse à rede de TV norte-americana CNBC que foi exercida a opção para colocação de 48 milhões de ações adicionais, elevando o giro financeiro da operação para cerca de US$ 25 bilhões, tornando-se a maior oferta pública inicial da história.

O Alibaba é quase desconhecido para a maioria dos norte-americanos, mas é onipresente na China, onde é responsável por 80% das vendas online. A empresa lucrou US$ 3,7 bilhões em 12 meses findos em 31 de março de 2014, um aumento de cerca de US$ 2 bilhões ante o período anterior.

A precificação no IPO atribuiu ao Alibaba um valor de mercado de cerca de US$ 168 bilhões, acima de ícones norte-americanos como Walt Disney e Coca-Cola. Se a ação da companhia fechar perto de US$ 90 em seu primeiro dia na bolsa, a empresa terá um valor de mercado ao redor de US$ 222 bilhões, quase o mesmo da gigante de bens de consumo Procter & Gamble.

Com a forte valorização da ação do Alibaba na estreia em bolsa, investidores correm o risco de ver frustradas expectativas por ganhos adicionais com o papel.

Ao preço de cerca de US$ 90,50 dólares por papel, a ação do Alibaba tem implícito um valor equivalente a 38 vezes seu lucro estimado por ação para o atual ano fiscal, que termina em março de 2015. Isso é mais ou menos em linha com a avaliação do Facebook de 39 vezes o lucro, mas nem de longe a valorização elevada da Amazon.com, com múltiplo de 264 vezes, de acordo com dados da Thomson Reuters StarMine.

"A pergunta é se isso se tornará dinheiro parado pelos próximos seis meses", disse um gestor de recursos. "A ação será negociada a cerca de US$ 93 e continuará estável?", indagou.

O IPO permite que grandes investidores no Alibaba como a japonesa Softbank e o Yahoo lucrem com a abertura de capital da empresa chinesa.

O Yahoo vendeu ações do Alibaba estimadas em US$ 8 bilhões na operação, ficando com uma participação ainda de 16,3% na companhia.

O Softbank não está vendendo ações do Alibaba no IPO e continuará com uma participação de 32% na empresa chinesa, sendo seu maior acionista individual.

(Reportagem de Liana Baker, Ryan Vlastelica e Jessica Toonkel, com reportagem adicional de Caroline Valetkevitc