IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Minério de ferro devolve ganhos da semana e cai a nova mínima de 5 anos

19/09/2014 09h27

CINGAPURA (Reuters) - O preço do minério de ferro para entrega imediata na China registrou nova mínima de cinco anos nesta sexta-feira, em meio a um excedente de oferta e uma fraca demanda por aço no país.

O minério com 62 por cento de teor de ferro caiu 1,6 por cento, para 81,70 dólares por tonelada, menor cotação desde 21 de setembro de 2009, segundo dados do Steel Index.

O índice, que serve de referência para a indústria, recuou nos últimos quatro dias, após um repique de 4 por cento na segunda-feira. A alta foi impulsionada por ganhos, no último final de semana, nos preços à vista do aço, que desde então têm recuado.

"A recomposição de estoques pelas siderúrgicas chinesas ficou confinada a pequenos lotes nesta semana e as recentes medidas de estímulo econômico não melhoraram ainda o sentimento do mercado de forma marcante", disseram analistas do Australia and New Zealand Banking Group em uma nota.

O banco central chinês ofereceu esta semana empréstimos de 500 bilhões de iuanes (81,5 bilhões de dólares) para grandes bancos, em uma tentativa de impulsionar a economia em desaceleração.

(Por Manolo Serapio Jr)