IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fundo da Pimco negociado em bolsa tem saída de US$550 mi em dois dias

30/09/2014 14h28

(Reuters) - O fundo negociado em bolsa Pimco Total Return teve retirada de 448 milhões de dólares na sexta-feira, após a notícia sobre a partida de seu gestor de longa data Bill Gross, mas a saída de recursos desacelerou na segunda-feira para 98 milhões de dólares, segundo um porta-voz da Pimco.

A saída de recursos de sexta-feira representa um recorde para o fundo negociado em bolsa (ETF, na sigla em inglês). Com 3,12 bilhões de dólares em ativos na segunda-feira, o ETF é uma fração do Pimco Total Return Fund, fundo de bônus de 222 bilhões de dólares que Gross administrou desde 1987. Gross foi co-fundador da Pacific Investiment Management Co, empresa de gestão de ativos de 2 trilhões de dólares, em 1971.

O volume de negócios do ETF Total Return chegou a 5,04 milhões de ações na sexta-feira, seu dia mais movimentado.

Dave Nadig, vice-presidente de investimentos da ETF.com, empresa de pesquisa de ETFs que monitora os fluxos para os fundos negociados em bolsa, disse que o iShares Core U.S. Aggregate Bond Index teve cerca de 403 milhões de dólares em entrada de recursos na segunda-feira. "Minha aposta é que parte desse movimento são pessoas colocando seu dinheiro do Pimco Total Return no Agreggate Bond Index", disse Nadig.

Na semana passada, a Pimco disse que a U.S. Securities and Exchange Commission, órgão regulador norte-americano, está investigando se a empresa inflou os retornos do fundo, último incidente de uma série de outros que precederam a decisão de Gross de deixar a companhia e ir para a Janus Capital Group.

(Por Jennifer Ablan e Jessica Toonkel)