IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Pilotos alemães convocam greve na Lufthansa para segunda e terça-feira

19/10/2014 13h20

FRANKFURT (Reuters) - O sindicato de pilotos alemães VC convocou uma greve na companhia aérea alemã Lufthansa para os dias 20 e 21 de outubro que afetará principalmente os voos operados por aviões Airbus 320 e Boeing 737.

O sindicato disse neste domingo que a paralisação durará das 9h de segunda-feira às 19h59 de terça-feira (horário de Brasília). Os pilotos protestam contra a gestão da empresa sobre os benefícios de aposentadoria.

A entidade que representa a categoria afirmou que a greve afetará todos os voos de curta e média distância da Lufthansa a partir da Alemanha. A unidade de baixo custo da empresa, a Germanwings, não será atingida.

A decisão dos pilotos ocorre depois de uma greve de condutores de trens em apoio a direitos de pagamento e negociação que interrompeu dois terços das viagens ferroviárias de longa distância na Alemanha e deixou milhões de passageiros retidos no fim de semana.

O sindicato VC, que representa cerca de 5.400 pilotos da Lufthansa, quer manter um esquema que permite aos pilotos se aposentar mais cedo aos 55 anos e ainda receber até 60 por cento dos seus salários até o início dos pagamentos regulares de pensão.

A administração, sob pressão para reduzir custos para concorrer com rivais de baixo custo e o rápido crescimento das companhias aéreas árabes, ofereceu manter o esquema de aposentadoria para funcionários que começaram a trabalhar antes deste ano, mas quer aumentar a idade mínima de aposentadoria para novos empregados.

(Reportagem de Harro ten Wolde e Peter Maushagen)