IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Chuvas mais fortes são previstas para áreas secas de café de MG, aponta Somar

21/10/2014 12h41

SÃO PAULO (Reuters) - As chuvas devem se intensificar depois de 26 de outubro nas regiões cafeeiras de Minas Gerais assoladas pela seca, mostraram os modelos climáticos da Somar Meteorologia nesta terça-feira.

Entre 26 e 30 de outubro, 30 milímetros de chuvas devem cobrir a maior parte do Estado, o principal produtor de café do Brasil.

Na sequência, até 4 de novembro, entre 70 e 100 milímetros de precipitações podem chegar às áreas mais secas, ao sul do Estado, de acordo com a Somar.

Pesadas e consistentes chuvas são necessárias para reduzir o que pode ser o maior déficit hídrico já registrado em Minas Gerais e despertar as floradas para a safra de 2015.

Chuvas esporádicas em agosto e setembro fizeram florar menos de 10 por cento dos cafezais, e os preços arábica saltaram nas últimas semanas por preocupações sobre o pegamento das flores e frutos, diante do período seco de outubro.

As chuvas começaram nos últimos dias, mas apenas cerca de 15 milímetros deverão cair em Minas Gerais até 25 de outubro.

O contrato dezembro do café arábica negociado em Nova York caía 2 por cento, para 1,9535 dólar por libra-peso, por volta das 12h40 (horário de Brasília), em parte devido às previsões de chuva no Brasil.

(Reportagem de Caroline Stauffer)