IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Sabesp pretende alterar metas de redução de consumo para desconto a consumidores

21/10/2014 20h53

(Reuters) - A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) pretende ampliar o programa de incentivo à redução de água, oferecendo novas faixas de descontos ao consumidores, diante do agravamento da baixa disponibilidade de água.

A companhia quer instalar duas novas faixas de desconto, uma de 10 por cento para redução do consumo entre 10 e 15 por cento, e outra de 20 por cento, para quem diminuir o uso de água entre 15 e 20 por cento.

"A criticidade e o agravamento da baixa disponibilidade de água" e a necessidade de ajustar a demanda à oferta para favorecer a recomposição dos reservatórios em um menor espaço de tempo motivaram a ampliação dos descontos, disse a empresa em fato relevante nesta terça-feira.

A companhia também afirmou ser necessária ampliar a adesão da população ao programa e manter motivados aqueles que reduziram o consumo, mas não atingiram a meta.

O Conselho da Sabesp aprovou submeter à Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) a proposta para as alterações, que entrarão em vigor após deliberação do órgão.

O Estado de São Paulo enfrenta em 2014 a pior crise hídrica dos últimos 80 anos. Temperaturas mais altas que a média do início do ano aliadas a chuvas fracas do período não recuperaram as represas para o período do inverno, quando a pluviosidade normalmente é significativamente menor.

A Sabesp, controlada pelo governo do Estado de São Paulo, tem optado por mecanismos como captação de água de outros sistemas, descontos na conta de consumidores que economizam água e investimentos em campanhas de conscientização.

Na semana passada, o governador paulista, Geraldo Alckmin, disse que propôs à Sabesp ampliação do programa de desconto nas contas dos consumidores que economizarem água, sem detalhar seu funcionamento.

O programa será mantido para os municípios atendidos pela companhia situados na Região Metropolitana de São Paulo e para os municípios operados pela Sabesp que fazem parte das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jaguari, localizados na área de influência do Sistema Cantareira, acrescentou a Sabesp.

A média sobre a qual se verificará a redução do consumo de água continuará sendo a dos meses de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014.

(Por Juliana Schincariol; Edição de Luciana Bruno)