IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Pelo menos 11 bancos não vão passar em testes de estresse na Europa, diz agência EFE

22/10/2014 08h05

MADRI (Reuters) - Pelo menos 11 bancos de seis países europeus não vão passar em testes de estresse que serão promovidos na região neste final de semana, publicou a agência de notícias EFE, citando várias fontes do setor financeiro.

Os resultados dos testes em 130 bancos a serem realizados pelo Banco Central Europeu devem ser revelados no domingo.

Três bancos na Grécia, três na Itália e dois austríacos estão entre as instituições cujos dados preliminares mostram que fracassarão nos testes, disse a EFE. A agência não deu detalhes sobre quanto capital os bancos terão que levantar e afirmou que isso está sujeito a mudanças pois os números podem ser revisados no último momento.

O euro caía com a notícia. O BCE afirmou que não comentará o assunto.

A EFE também citou um banco do Chipre e possivelmente um da Bélgica e um de Portugal. Os testes foram definidos para se identificar como os bancos lidarão com vários cenários econômicos, incluindo os adversos, e provavelmente revelarão déficits de capital em algumas instituições.

O BCE está promovendo as checagens para determinar como os maiores bancos da zona do euro avaliam seus ativos e se terão capital suficiente para resistirem a uma outra crise econômica. O BCE assumirá como supervisor dos bancos no continente em 4 de novembro.

(Por Sarah White e Eva Taylor)