IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Governo aprova plano para trocar parte dos caixas eletrônicos por 24Horas

23/10/2014 12h21

SÃO PAULO, 23 Out (Reuters) - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a expansão das atividades da empresa Tecnologia Bancária (TecBan) pelos seus acionistas, entre os quais estão os maiores bancos do país, por meio da ampliação de caixas eletrônicos da rede Banco24Horas localizados fora das instituições financeiras.

O aval foi publicado na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União. O acordo envolve Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Bradesco e Santander Brasil, além de HSBC Brasil, Caixa Econômica Federal e Citibank. Os sete bancos são acionistas da TecBan.

A investida, que havia sido anunciada pelos bancos em meados de julho, previa a substituição pelos bancos em cerca de quatro anos de parte de seus caixas eletrônicos fora de agências por terminais da rede Banco24Horas, que são e continuarão sendo geridos pela TecBan. 

Em documento apresentado ao Cade, os bancos informaram que suas participações acionárias individuais na TecBan poderão ser reavalidas após o 48º mês calendário subsequente à entrada em vigor do acordo de acionistas, tendo como base a contribuição dada por cada um em termos de receitas brutas de serviços geradas para a TecBan.

Atualmente, o Itaú Unibanco aparece como principal acionista da empresa, com fatia de 25,94%, sendo seguido pelo Santander, com participação de 20,82%, pelo Bradesco, com 16,31%, e pelo Banco do Brasil, com 13,53%. HSBC, Caixa e Citibank possuem, respectivamente, 9,02%, 5,95% e 5,64% da Tecban. Outros 2,78% da empresa são detidos por demais acionistas.

"Destaca-se também que, neste contexto de expansão das atividades da TecBan e de um novo acordo de acionistas, o grupo Caixa aumentará sua participação societará na TecBan dos atuais 5,95% para 10% mais 5 ações de emissão da sociedade", disse trecho do documento.

Para tanto, Itaú Unibanco, Santander, Banco do Brasil e Bradesco venderão, cada um, 1,01% da fatia que possuem na TecBan para a Caixapar, do Grupo Caixa, operação que está sujeita à varificação de determinadas condições, entre elas a aprovação do Banco Central.

Em 2013, o Banco24Horas registrou 954,8 milhões de transações de um total de 1 bilhão de operações feitas em caixas da TecBan. A companhia, que também possui outras três unidades de negócios --ATMManager, Compartilhamento de Redes e Switch Interbancos-- viu a receita bruta crescer cerca de 22% em 2013, a R$ 1 bilhão, com o lucro líquido avançando 68% ante igual período do ano anterior, a R$ 72,3 milhões.

No documento ao Cade, as partes ressaltaram que a disponibilidade de transações e a cobrança dos clientes que utilizam os caixas da rede Banco24Horas continuarão sendo determinadas individualmente por cada banco.