IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Klabin eleva vendas no 3o tri, mas lucro cai 96% na comparação anual

28/10/2014 10h55

SÃO PAULO (Reuters) - A Klabin, maior fabricante de papel para embalagens do Brasil, registrou aumento nas vendas e na geração de caixa no terceiro trimestre deste ano, mas teve uma queda de 96 por cento no lucro líquido na comparação anual, diante de maiores perdas com variações cambiais.

A companhia informou nesta terça-feira que teve lucro líquido de 7 milhões de reais nos três meses encerrados em setembro. Analistas consultados pela Reuters esperavam que a empresa registrasse lucro pequeno ou prejuízo no período.

No trimestre, as variações cambiais líquidas foram negativas em 421 milhões de reais, ante resultado negativo em 40 milhões de reais um ano antes, sendo que a taxa de câmbio encerrou o trimestre 11 por cento acima do patamar observado em junho de 2014.

"É valido ressaltar que o efeito da variação cambial no balanço patrimonial da companhia é puramente contábil, sem efeito caixa significativo no curto prazo", disse a Klabin.

O resultado financeiro excluídas as variações cambiais também sofreu piora, ficando negativo em 77 milhões de reais no trimestre, comparado ao resultado negativo de 49 milhões em igual etapa de 2013.

A relação entre dívida líquida e Ebitda da Klabin subiu para 2,4 vezes, ante 1,7 vez ao final de junho.

RESULTADO OPERACIONAL

A geração de caixa medida pelo Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado da Klabin somou 451 milhões de reais no terceiro trimestre, aumento de 6 por cento na comparação anual.

A receita líquida da empresa somou 1,28 bilhão de reais no terceiro trimestre, alta de 7 por cento ante mesmo período de 2013, com o mercado interno respondendo por 76 por cento dessa receita. Analistas consultados pela Reuters estimavam, em média, receita líquida de 1,273 bilhão de reais para a companhia no terceiro trimestre.

Entre julho e setembro, o volume de vendas subiu 3 por cento sobre um ano antes, a 467 mil toneladas, com 69 por cento das vendas feitas no mercado interno.

"Com os efeitos da sazonalidade típicos do terceiro trimestre, a melhora do setor de papelão ondulado e o posicionamento em setores mais resilientes dentro do mercado brasileiro de papéis e embalagens, a Klabin cresceu suas vendas no mercado interno", informou a companhia, cujas vendas domésticas somaram 324 mil toneladas no período, alta de 3 por cento no ano-a-ano.

O custo dos produtos vendidos por tonelada no terceiro trimestre, excluindo depreciação, exaustão e amortização, foi de 1.474 reais por tonelada, 7 por cento acima do registrado há um ano, diante da pressão nos preços de matérias primas.

Já as despesas com vendas foram de 98 milhões de reais, alta de 6 por cento na comparação anual. As despesas gerais e administrativas, por sua vez, caíram 4 por cento na mesma base, a 69 milhões de reais.

(Por Anna Flávia Rochas; Edição de Marcela Ayres)