IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

TIM diz que diretores e Telecom Italia não discutem venda da empresa

31/10/2014 13h14Atualizada em 31/10/2014 15h43

SÃO PAULO (Reuters) - A TIM afirmou nesta sexta-feira que seus diretores e sua controladora, a Telecom Italia, não estão participando de qualquer discussão para a venda da operadora, após rumores publicados na imprensa de que rivais fecharam acordo para fazer uma oferta.

"A companhia informa que ambos os diretores e a Telecom Italia não têm qualquer conhecimento e não estão tomando parte em qualquer discussão que visa uma possível venda da companhia", disse a segunda maior operadora celular do Brasil em comunicado.

As ações da TIM (TIMP3) tinham forte alta nesta sexta-feira.

Mais cedo, o jornal "Folha de S.Paulo" publicou que os grupos de telecomunicações Claro, Vivo e Oi fecharam acordo para apresentarem uma proposta de compra da TIM.

As ações da Oi (OIBR4) chegaram a subir mais de 20% mais cedo, na maior alta desde outubro de 2008. Analistas consideram que a empresa, que tem dívida de R$ 46 bilhões, conseguiria obter musculatura para enfrentar rivais no Brasil caso se una com a TIM.

Em meados deste mês, o presidente-executivo da Telecom Italia, Marco Patuano, reafirmou no Brasil que a TIM não estava à venda e que tinha os recursos que precisava para investir em suas redes de telecomunicações.

Porém, o executivo voltou a dizer, na ocasião, que a Telecom Italia não deixaria de avaliar eventuais ofertas que gerassem valor aos acionistas, considerando a importância estratégica que o Brasil tem para a companhia atualmente.

A reportagem da Folha foi publicada um dia após a Oi afirmar, em comunicado ao mercado, que não havia qualquer definição ou acordo sobre eventual compra da TIM.

(Por Alberto Alerigi Jr.)