IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Braskem tem queda de 42% no lucro trimestral

06/11/2014 10h29

SÃO PAULO (Reuters) - A Braskem divulgou nesta quinta-feira lucro líquido de 230 milhões de reais para o terceiro trimestre, queda de 42 por cento ante igual período do ano passado.

Entre julho e setembro, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado da companhia somou 1,5 bilhão de reais, recuo de 9,57 por cento na comparação anual.

Em relatório sobre o resultado, a Braskem estimou que os preços de petroquímicos devem seguir a tendência de queda observada nos preços de nafta, reequilibrando assim o patamar de spreads.

A companhia afirmou que os números do terceiro trimestre do ano passado foram reapresentados para refletir decisão de manutenção de investimentos na Quantiq, antiga Ipiranga Química.

A Braskem teve receita líquida de vendas de 11,72 bilhões de reais no terceiro trimestre, avanço anual de 7 por cento.

Enquanto isso, o custo dos produtos vendidos subiu 9 por cento na base anual, a 10,05 bilhões. Já as despesas com vendas saltaram 22 por cento, a 301 milhões de reais, enquanto as despesas gerais e administrativas avançaram 5 por cento, a 334 milhões.

Parte da queda no lucro deve-se a um aumento de 18 por cento no resultado financeiro negativo, que no período passou de 537 milhões para 632 milhões de reais.

Às 10h23, as ações da Braskem exibiam alta de 1,23 por cento, enquanto o Ibovespa tinha queda de 0,41 por cento.

A companhia afirmou que o cenário continua "desafiador, em função do fraco crescimento da economia brasileira e da perda de competitividade da sua indústria", queixa que tem se tornado comum entre os grandes grupos industriais do país, que cobram medidas do governo federal para melhoria da competitividade.

No balanço, a petroquímica voltou a reafirmar que segue empenhada na negociação de novos termos para renovação do contrato de fornecimento de nafta pela Petrobras e comentou que segue tentando renovar contratos de energia com a Chesf.

(Por Alberto Alerigi Jr., edição de Marcela Ayres)