IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Draghi repete que balanço do BCE caminha para níveis de 2012

06/11/2014 11h56

FRANKFURT (Reuters) - O Banco Central Europeu tem como objetivo aumentar o tamanho de seu balanço para os níveis de 2012, disse nesta quinta-feira o presidente do BCE, Mario Draghi, repetindo a linguagem que tem irritado alguns membros do banco essencialmente por fixar uma meta para a expansão.

A Reuters noticiou no início desta semana que presidentes de bancos centrais nacionais da zona do euro estavam particularmente irritados com o fato de que Draghi efetivamente definiu uma meta para o aumento do balanço do BCE imediatamente após o conselho de política monetária explicitamente concordar em não divulgar publicamente qualquer número.

Draghi disse a jornalistas no dia 4 de setembro que o BCE visa a expandir seu balanço "para as dimensões que costumava ter, no início de 2012", no auge da crise da zona do euro. Isso implica até um trilhão de euros a mais do que os níveis atuais.

Mais cedo, Draghi disse em sua coletiva de imprensa mensal: "(Os empréstimos e) compras de ativos terão impacto considerável sobre nosso balanço patrimonial, que se espera avançar para as dimensões que tinha no início de 2012".

Antes da coletiva, o BCE deixou as taxas de juros inalteradas, mantendo-as em mínimas recordes enquanto implementa novas medidas de estímulos que espera que afaste as ameaças de deflação e estagnação econômica.