IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Governo alemão mira venda de participações na Deutsche Telekom e outras, diz documento

11/11/2014 12h01

BERLIM (Reuters) - O governo alemão está considerando reduzir suas participações na Deutsche Telekom e na Deutsche Post, e pode reviver a ideia de vender ações na operadora de ferrovias Deutsche Bahn dependendo das condições do mercado, segundo um documento do ministério das Finanças visto pela Reuters.

O documento, que será apresentado ao gabinete da chanceler Angela Merkel na quarta-feira, esboça planos para as participações do governo em uma série de companhias.

O documento diz que a fatia de Berlim na Deutsche Telekom deve ser cuidadosamente examinada. O governo atualmente controla diretamente 14,3 por cento da operadora de telecomunicações, enquanto o banco estatal KfW detém outros 17 por cento.

O Deutsche Post, o Deutsche Bahn e os aeroportos em Berlim, Colônia/Bonn e Munique também estão listados como candidatos para vendas de participações do governo, embora o documento deixe claro que a privatização da Bahn dependerá da situação da companhia e das condições do mercado. Além disso, também excluiria a infraestrutura ferroviária da companhia.

Após a crise financeira em 2008, o governo cancelou planos para vender uma fatia na Deutsche Bahn.

O relatório sobre participações detidas pelo governo foi publicado pela última vez em 2012. O documento não listou qualquer prazo para a venda das ações.

(Por Matthias Sobolewski)