IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Maersk tem lucro acima do esperado no 3o trimestre

11/11/2014 08h22

COPENHAGUE (Reuters) - O grupo de transporte marítimo e de petróleo A.P. Moller-Maersk teve lucro líquido do terceiro trimestre acima do esperado pelo mercado, impulsionado por forte performance da divisão de contêineres Maersk Line.

O lucro líquido subiu 25 por cento, para 1,5 bilhão de dólares, em relação ao mesmo período do ano passado. A expectativa média de analistas era de lucro de 1,38 bilhão.

A empresa manteve meta de lucro para o ano de cerca de 4,5 bilhões de dólares, mas elevou a previsão de resultado positivo da Maersk Line, maior companhia de transporte de contêineres do mundo, para acima de 2 bilhões de dólares. A estimativa anterior para o lucro da unidade era de resultado "significativamente" acima de 1,5 bilhão de dólares.

O presidente-executivo Nils Andersen afirmou que o grupo, que tem reduzido gastos com exploração petrolífera, apesar de manter meta de aumento de produção, está em posição favorável para comprar ativos que atualmente estão mais baratos por causa da queda dos preços do petróleo nos últimos meses.

"Achamos que é mais barato comprar campos de petróleo do que conduzir exploração. Além disso, investimento em terminais de contêineres pode ser uma opção", disse Andersen.

O executivo comentou ainda que a Maersk poderá vender o campo petrolífero de Chissonga, na Angola, um projeto caro de desenvolvimento em águas profundas que não deve começar a produzir antes de 2017-2018.

(Por Ole Mikkelsen)