IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Telecom Italia deve discutir opções para o Brasil na próxima semana, dizem fontes

11/11/2014 16h27

Por Danilo Masoni

MILÃO (Reuters) - O Conselho de Administração da Telecom Italia poderia reunir-se no início da próxima semana para discutir opções para seus negócios no Brasil, disseram nesta terça-feira duas fontes familiarizadas com a situação, enquanto as conversas sobre a consolidação na América Latina esquentam.

A Telecom Italia, que está vendendo ativos incluindo torres de telefonia no Brasil para reduzir dívida e financiar investimentos, está procurando fortalecer sua unidade TIM Participações , mas não descartou a possibilidade de vendê-la ao preço certo.

A Telecom Italia perdeu para a Telefónica em uma guerra de propostas pela companhia de banda larga GVT há alguns meses, deixando a TIM Brasil em uma posição mais fraca em relação a suas rivais e tornando-se um possível alvo para ofertas.

Em agosto, o Grupo Oi contratou o BTG Pactual para assessorar um plano de compra da TIM, mas esta semana o presidente-executivo da Telecom Italia, Marco Pauano, disse que estava pronto para explorar a possibilidade de comprar a Oi.

Agora os investidores estão dispostos a ouvir mais da Telecom Italia sobre seus planos no Brasil, um mercado que entrega cerca de 33 por cento da receita do grupo italiano e ajuda a ofuscar os resultados em declínio do mercado italiano.

Uma possível opção seria uma associação com a Oi, disse uma das fontes.

As fontes disseram que o Conselho daria à direção da Telecom Italia um mandato para realizar uma revisão das suas opções, embora qualquer operação levaria tempo e não é certeza de que seja sucesso.

A Telecom Italia tem dito que espera vender suas torres de telefonia móvel brasileiras até o final de 2014, e umas das fontes disse nesta terça-feira que as conversações estavam em estágio final e a American Tower liderava.

A Telecom Italia se recusou a comentar.

A especulação sobre a consolidação no Brasil sofreu mais uma reviravolta esta semana depois que a bilionária angolana Isabel dos Santos anunciou seus planos de assumir o controle da Portugal Telecom , que detém 25,7 por cento da Oi.

A Oi rejeitou a oferta, um passo que analistas dizem que é necessário para levantar fundos para uma possível proposta pela TIM.

(Reportagem adicional de Pamela Barbaglia em Londres e Leila Abboud em Paris)