IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Aneel aprova edital de leilão de transmissão de dezembro com 10 lotes

19/11/2014 17h01

(Reuters) - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta quarta-feira edital do próximo leilão de transmissão de eletricidade, marcado para 19 de dezembro. A disputa envolverá 10 lotes de empreendimentos em 12 Estados do país.

Os empreendimentos tem previsão de início de operação comercial em 2017 e 2018, nos Estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe, informou a agência.

A aprovação do edital ocorreu um dia depois de a Aneel promover o terceiro leilão de transmissão do ano. Na disputa da terça-feira, cinco de nove lotes ficaram sem interessados e os que obtiveram ofertas em sua maoria foram vencidos por estatais, incluindo a Eletrosul, do grupo Eletrobras. Entre as empresas privadas que participaram estavam Alupar, Abengoa, Lintran, Isolux e Elecnor.

Também nesta quarta-feira, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) habilitou 821 projetos para o leilão de energia A-5, que tem entrega de eletricidade a partir de 2019.

Segundo a Aneel, o maior lote no leilão de transmissão de 19 de dezembro é o "B", com oito linhas de transmissoras e três subestações de energia em cidades como Betim, Sete Lagoas e Itabirito, na região central de Minas Gerais. O valor máximo de Receita Anual Permitida (RAP) para o lote B é de 183,54 milhões de reais.

(Texto Alberto Alerigi Jr., edição de Luciana Bruno)