IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Índice acionário europeu fecha perto da estabilidade antes de ata do Fed

19/11/2014 15h32

Por Atul Prakash

LONDRES (Reuters) - O índice acionário europeu fechou praticamente estável nesta quarta-feira após atingir a máxima em sete semanas, acompanhando as perdas em Wall Street, com investidores adotando cautela antes da divulgação da ata da última reunião do Federal Reserve, banco central norte-americano.

O índice FTSEurofirst 300, que reúne os principais papéis do continente, teve leve variação negativa de 0,02 por cento, a 1.359 pontos, após atingir a máxima em sete semanas durante a sessão com a ajuda de melhoras em recomendações de corretoras. Mas os ganhos diminuíram mais tarde, com o foco se voltando para a ata do Fed.

"Ainda há algumas preocupações de que a linguagem do Fed pode indicar que os juros começarão a subir mais cedo que o esperado", disse o diretor administrativo do B Capital Wealth Management, Lorne Baring.

"Mas eu acho que o banco central continuará com a linguagem de manter os juros baixos e a política monetária acomodativa... O foco da linguagem do Fed vai começar a se voltar para impactos de fatores internacionais sobre os EUA, como Europa e China", acrescentou.

O mercado também foi pressionado pelo forte declínio do setor de mineração, após os contratos futuros do minério de ferro na China recuarem mais de 5 por cento à mínima histórica. Isso também pressionou os preços no mercado à vista, que recuaram à mínima em mais de cinco anos por excesso de oferta.

O índice de matérias-primas STOXX Europe caiu 1,6 por cento, pior desempenho setorial na Europa, com os papéis da Rio Tinto e da BHP Billiton perdendo 2,1 por cento cada.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,19 por cento, a 6.696 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,17 por cento, a 9.472 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,09 por cento, a 4.266 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve alta de 0,14 por cento, a 19.379 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,54 por cento, a 10.376 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 perdeu 0,03 por cento, a 5.225 pontos.