IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

CORREÇÃO-Ibovespa tem maior alta diária em mais de 3 anos por equipe econômica e China

21/11/2014 18h17

(Corrige no 1º parágrafo para esclarecer que a alta diária é a maior em mais de 3 anos, não 3 meses)

SÃO PAULO (Reuters) - A Bovespa fechou com a maior alta em mais de três anos nesta sexta-feira, garantindo o melhor desempenho semanal em mais de cinco anos, com o principal índice acelerando os ganhos após a mídia noticiar que o ex-secretário do Tesouro Nacional Joaquim Levy será o novo ministro da Fazenda e que Nelson Barbosa irá para a pasta do Planejamento.

O pregão paulista já vinha embalado desde a abertura pela expectativa do anúncio da equipe econômica, que segundo o Palácio do Planalto não será nesta sexta-feira, e pela repercussão favorável do surpreendente corte de juros na China. [nL2N0TB19L]

O Ibovespa subiu 5,02 por cento, a 56.084 pontos, maior patamar de fechamento desde 15 de outubro. O avanço foi puxado principalmente pelas ações de bancos, da Petrobras e da Vale.

Na volta do feriado de quinta-feira em várias cidades brasileiras, incluindo a capital paulista, o volume financeiro do pregão atingiu 12,4 bilhões de reais, quase o dobro da média mensal, de 6,4 bilhões de reais até o dia 19.

Na semana, o principal índice do mercado acionário brasileiro subiu 8,35 por cento, melhor desempenho semanal desde o início de maio de 2009. Com o desempenho da sessão, o Ibovespa também passou a contabilizar alta de 2,7 por cento em novembro, depois de acumular queda de 6 por cento no pior momento do mês. No ano, o índice acumula alta de 8,9 por cento.

(Por Paula Arend Laier)