IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Representantes da Opep começam discussões sobre excesso de oferta de petróleo

21/11/2014 19h13

LONDRES/DUBAI (Reuters) - Um painel da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) revisou nesta semana as perspectivas do mercado de petróleo do cartel para 2015, disseram fontes do grupo, preparando terreno para a reunião da próxima semana que vai decidir como lidar com um excesso de oferta.

O Conselho da Comissão Econômica concluiu nesta sexta-feira uma reunião de dois dias em Viena, antes da reunião de ministros do petróleo do grupo, marcada para 27 de novembro. Este painel não faz recomendações sobre a política de produção.

O painel revisou as previsões de oferta e demanda publicadas no relatório de mercado mensal do grupo exportador de petróleo, que previu menor demanda por óleo da Opep em 2015 e excesso de oferta no mercado, se a Opep mantiver sua produção atual.

"Foi uma discussão geral sobre as perspectivas de 2015", afirmou uma das fontes da Opep.

Os preços do petróleo caíram cerca de 30 por cento desde junho para cerca de 80 dólares por barril, alarmando alguns membros da Opep.

Mas um acordo sobre um corte na produção do grupo na reunião da próxima semana não é certeza, até porque o maior exportador da Arábia Saudita ainda tem que dizer se ele suporta tal acerto.

Os delegados esperam um encontro difícil, e os analistas estão divididos sobre o resultado.

"Esta reunião será, provavelmente, uma das mais difíceis desde sempre", disse um delegado.

(Por Alex Lawler, em Londres, e Rania El Gamal, em Dubai)