IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

ATUALIZA 1-Ana Botín reformula direção do Santander, substitui presidente

25/11/2014 16h38

MADRI (Reuters) - A chefe Santander, Ana Botín, reformulou a administação do maior banco da zona do euro nesta terça-feira, marcando uma nova fase no grupo após ter assumido a direção da instituição financeira espanhola no lugar de seu pai, em setembro.

Entre as mudanças anunciadas por Botín está a decisão de substituir o presidente-executivo Javier Marin pelo vice-presidente financeiro José Antonio Alvarez. A mudança foi vista por investidores como sinal de que a executiva de 54 anos está imprimindo sua marca no banco que tem sido atingido por uma crise econômica de cinco anos na Espanha.

A nova equipe de administração do Santander, que assume em 1o de janeiro, vai precisar mostrar que o banco pode reduzir custos e melhorar sua estrutura de capital, mantendo sua posição de liderança na Europa e expandindo para novos mercados como Estados Unidos e Leste Europeu.

Uma parte importante da reestruturação visa a reduzir temores de investidores de que o conselho do Santander não era independente o bastante. O banco também anunciou que dois diretores independentes vão renunciar e serão sucedido por novos executivos. Além disso, a nova posição de diretor independente líder foi criada e será ocupada por Bruce Carnegie-Brown, 54.

Carnegie-Brown vinha sendo considerado como um dos favoritos para assumir a presidência dos negócios do Santander no Reino Unido. A nova posição é considerada como efetivamente independente de liderança do conselho. Alguns bancos começaram a criar o posto na sequência da crise financeira internacional e tem como objetivo fomentar a responsabilidade.

"As mudanças no Santander são uma mensagem clara de Ana Patricia (Botín) de dizer que 'eu estou no comando' e para mostrar quem tem as rédeas. Ela está implementando mudanças em todos os níveis do banco", disse Enrique Quemada, presidente-executivo do banco de investimento ONEtoONE.

"As indicações tornam o conselho mais internacional e envolvem a promoção de pessoas que trabalharam com ela no Reino Unido, como Bruce Carnegie-Brown."

Quando assumiu o conselho do Santander em setembro, ela afirmou que defenderia o legado de seu pai no banco, como a presença global do Santander, política generosa de dividendos e foco nos clientes.

Mas o anúncio desta terça-feira demonstrou mais uma vez que seu estilo de gestão é uma mudança clara em relação ao seu pai.

No início deste mês, ela desfez o conselho de 12 membros de aconselhamento do banco, no processo de reduzir os laços do Santander com Rodrigo Rato, ex-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI) que foi envolvido em uma investigação da justiça sobre seu papel no banco espanhol Bankia.

Outros membros do conselho de aconselhamento que foram retirados incluíram George Mathewson, ex-presidente do conselho do Royal Bank of Scotland, e Francisco Pinto, ex-primeiro ministro de Portugal.

As mudanças também reduzem preocupações sobre governança no Santander que frequentemente eram levantadas sobre o banco, que até recentemente tinha três membros da família Botín no conselho de diretores. Alguns investidores criticavam o que consideravam a ausência de diretores independentes.

Alguns analistas elogiaram a indicação de Alvarez para a presidência-executiva do Santander. Ele atuou como vice-presidente financeiro do grupo pelos últimos 10 anos.

"O senhor Alvarez é um executivo experiente e bem reconhecido cuja liderança deve ser positiva para o Santander e suas ações", disseram analistas do Citi em relatório.

"Esperamos continuidade, previsibilidade e potencialmente mais transparência sobre questões como capital e prioridades estratégicas."

José Garcia Cantera vai substituir Alvarez na vice-presidente de finanças do Santander. O banco também indicou um novo diretor global, Jacques Ripoll, que já atuava na divisão do Reino Unido do grupo.

(Por Jesús Aguado e Sonya Dowsett)