IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Confiança da indústria sobe 3,6% em novembro, mas recuperação é incerta

26/11/2014 08h25

SÃO PAULO - O Índice de Confiança da Indústria (ICI) brasileira subiu 3,6% em novembro, em comparação com outubro. O segundo resultado positivo do ano é devido à melhora da percepção dos negócios, mas ainda é insuficiente para mostrar que está havendo recuperação mais consistente.

O indicador teve o maior nível desde junho, mês da Copa do Mundo no Brasil. O indicador subiu a 85,6 pontos neste mês, uma alta sobre os 82,6 pontos de outubro, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta quarta-feira (26).

"Os resultados de novembro confirmam alguma melhora do ambiente de negócios no quarto trimestre de 2014, depois de três trimestres de deterioração. A acomodação do índice de expectativas, no entanto, lança dúvidas quanto à continuidade desta recuperação", afirmou Aloisio Campelo Júnior, superintendente-adjunto para Ciclos Econômicos da FGV/Ibre.

O responsável pelo resultado de novembro do ICI foi o Índice da Situação Atual (ISA), que avançou 8,3%o em novembro, a 85,9 pontos, interrompendo seis quedas seguidas. O destaque ficou para a parcela da empresas que veem a situação atual como boa, que aumentou a 12,8%, sobre 7,8%, enquanto a fatia que a avalia como fraca caiu a 29,2%, ante de 33,4%.

Por outro lado, o Índice de Expectativas (IE) recuou 0,6% no período, para 85,4 pontos, depois de avançar 4,9% em outubro.

Já o Nível de Utilização da Capacidade Instalada subiu a 82,7% em novembro, frente a 82% no mês anterior.

A indústria tem apresentado dificuldade para mostrar recuperação mais consistente neste ano. A produção industrial brasileira recuou 0,2% em setembro, último dado disponibilizado pelo IBGE, interrompendo dois meses seguidos de expansão em meio ao cenário de atividade econômica fraca.

Pesquisa Focus do Banco Central com economistas de instituições financeiras mostra que a expectativa é de que a indústria vai encolher 2,3% neste ano, quando o PIB (Produto Interno Bruto) deve avançar apenas 0,2%.

(Por Patrícia Duarte)