IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Arsesp autoriza alta de 6,5% em tarifas da Sabesp para depois do Natal

27/11/2014 20h17

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Sabesp informou nesta quarta-feira que a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) autorizou aumento de 6,4952 por cento nas tarifas da empresa a partir de 27 de dezembro.

A agência havia autorizado em meados de abril deste ano um reajuste de 5,44 por cento nas tarifas da empresa, em um processo de revisão tarifária que deveria ter sido concluído em agosto do ano passado.

O reajuste aprovado em abril acabou sendo suspenso na época pela Sabesp para uma "data oportuna", que acabou ficando para depois das eleições de outubro.

A companhia enfrenta grave crise hídrica no Estado de São Paulo que forçou a empresa a conceder descontos nas tarifas dos consumidores que economizarem água e a contingenciar pelo menos 900 milhões de reais em seu orçamento de 2014.

A Sabesp sofreu queda de 81 por cento no lucro do terceiro trimestre em relação ao resultado obtido no mesmo período do ano passado, para 91,5 milhões de reais.

Em meados deste mês, o diretor financeiro da companhia, Rui Afonso, afirmou a analistas que o reajuste das tarifas acabaria sendo maior que 5,44 por cento diante da necessidade de correção monetária.

(Por Luciana Bruno)