IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Estoque atual de swaps cambiais já atende à demanda, diz Tombini

27/11/2014 17h21

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou nesta quinta-feira que o atual estoque de swaps cambiais "já atende" à demanda por proteção cambial da economia e deve continuar a ser renovado no futuro, observadas as condições de demanda.

"Entendemos que o estoque de swaps e derivativos cambiais ofertados pelo BC até o presente momento já atende de forma significativa à demanda por proteção cambial da economia", disse Tombini em entrevista coletiva após o anúncio de que continuará a comandar o Banco Central no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff.

Após as declarações do presidente do BC, o dólar firmou-se em tendência de alta, fechando perto das máximas da sessão.

Segundo Tombini, o estoque de swaps vem sendo administrado por operações que são renovadas mensalmente e que vencem quase que uniformemente ao longo do próximos semestres.

O volume ofertado até o momento no programa de swaps cambiais é de cerca de 100 bilhões de dólares, correspondente a menos de 30 por cento das reservas internacionais.

Durante a coletiva, Tombini voltou a afirmar que a política monetária deve se manter especialmente vigilante e que o BC tem trabalhado para a inflação voltar à trajetória da meta do governo.

(Por Luciana Otoni, Jeferson Ribeiro e Maria Carolina Marcello; Texto de Bruno Federowski)