IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bovespa tem 3º dia de alta; ações da Petrobras disparam

08/01/2015 19h14

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O salto das ações da Petrobras nesta quinta-feira guiou a terceira alta seguida na bolsa paulista, levando o Ibovespa acima dos 50 mil na máxima do dia, em sessão também influenciada por fortes ganhos em Wall Street e anúncio de cortes de gastos pelo governo federal.

O principal índice da Bovespa fechou em alta de 0,97 por cento, a 49.944 pontos, após atingir 50.260 pontos na máxima do dia. O volume financeiro alcançou 6 bilhões de reais.

Após uma primeira etapa sem tendência clara, o pregão local ganhou fôlego com a abertura das bolsas em Nova York por volta do meio-dia, onde dados do mercado de trabalho animaram investidores, um dia após o Federal Reserve sinalizar que não tem pressa para começar a elevar os juros.

O S&P 500 ainda subia mais de 1,5 por cento, mesmo com a fraqueza dos preços do petróleo.

As ações da Petrobras também dispararam à tarde, mesmo após a estatal ter sua fatia na composição da carteira reduzida quase pela metade. Operadores atrelaram o avanço principalmente à cobertura de posições por agentes que haviam alugado os papéis para vendê-los (short squeeze).

De acordo com profissionais da área de renda variável ouvidos pela Reuters, o "short squeeze" se dava principalmente nas ações ordinárias, o que acabava puxando também os papéis preferenciais.

As ações preferenciais da Petrobras fecharam em alta 5,88 por cento, enquanto as ordinárias avançaram 6,75 por cento.

Kroton e Estácio também se destacaram entre as maiores altas do índice, em meio a informações sobre conversas entre o governo e o setor de educação, após mudanças no programa de financiamento do ensino superior Fies infligirem fortes perdas aos papéis nos primeiros pregões do ano.

Ainda na ponta positiva, TIM Participações subiu 4,08 por cento. O Conselho de Administração da Portugal Telecom SGPS confirmou na véspera a data de 12 de janeiro para a assembleia de acionistas que analisará a venda dos ativos portugueses da Oi ao grupo europeu Altice. Se aprovada, a venda daria mais flexibilidade financeira à Oi para lançar uma oferta pela TIM.

Próximo do fechamento desta quinta-feira, o presidente da mesa da assembleia de acionistas da Portugal Telecom SGPS propôs que a votação na próxima segunda-feira fosse cancelada.

As siderúrgicas, por sua vez, lideraram a ponta negativa do Ibovespa, após fortes ganhos nesta primeira semana de 2015, diante de um cenário de reajuste de preços dada a depreciação cambial. Entre elas, a Usiminas caiu 5 por cento, após subir 11 por cento nos dois pregões anteriores.

Eletrobras também terminou o dia no vermelho. A companhia informou na véspera que não participará do leilão de transmissão de energia marcado para sexta-feira, o primeiro do ano.

A produtora de celulose Fibria foi outro destaque negativo adicional, com queda de 2,28 por cento, após o JP Morgan reduzir a recomendação para o papel para "neutra". [L1N0UN1ER]

Diante das expectativas de medidas concretas para ajuste das contas públicas, agentes também repercutiram o decreto do governo federal limitando os gastos não obrigatórios a 1/18 por mês do estabelecido no projeto de lei orçamentária, medida que gerará economia de 1,9 bilhão de reais mensais.

"Acreditamos que a medida é positiva, porém anúncios de aumentos de impostos e mais cortes de gastos são necessários para que a meta de superávit primário seja factível", escreveu a corretora Brasil Plural, em nota a clientes.